30/07/2009

Gerador electrónico da Exro promete aumentar o rendimento das turbinas

A Exro Technologies desenvolveu um tipo de gerador com capacidade para aumentar em 50% a geração eléctrica de turbinas eólicas e reduzir o seu custo de produção por meio da gestão electrónica da variabilidade do vento.

O novo dispositivo possui um sistema de transmissão electrónica em vez do convencional sistema mecânico, o que permite aumentar o leque de velocidades do vento com as quais funciona de forma eficiente. O efeito das rajadas súbitas pode também ser anulado mais facilmente. Embora o ângulo das hélices das turbinas continue a precisar de ser ajustado a velocidades de vento muito elevadas, o gerador consegue também aumentar o rendimento nestas condições.

O chefe do departamento de tecnologia da Exro, Jonathan Ritchey, afirma que o gerador permite aumentar em 50% a produção anual de aerogeradores convencionais em virtude do seu funcionamento mais eficaz. A energia gerada pode mesmo duplicar, dependendo da localização do aerogerador. Para além disso, por não precisar de transmissão, tem um menor custo de produção e de manutenção.

Os geradores das turbinas eólicas possuem inconvenientes em relação a geradores de centrais térmicas onde o fluxo de combustível pode ser regulado e contínuo. A irregularidade do vento desce a eficiência dos aerogeradores, que requerem a instalação de transmissões mecânicas geralmente dispendiosas e sujeitas a uma grande manutenção.

O gerador funciona segundo o mesmo princípio dos geradores tradicionais. Possui ímanes agarrados a um eixo giratório que gera corrente eléctrica quando se move no interior de várias bobinas fixas de fios de cobre. No modelo da Exro estas bobinas podem no entanto ser individualmente ligadas ou desligadas por meio de interruptores electrónicos. Quando o vento sopra pouco estão apenas ligadas algumas das bobinas, evitando que se gere uma resistência causada pelo campo magnético. Por outro lado, quando o vento sopra muito são ligadas mais bobinas de modo a converter mais energia mecânica em electricidade.

Uma outra parte deste gerador torna-o mais receptivo às mudanças da velocidade do que geradores convencionais: A captação de grandes quantidades de energia eléctrica requer muitas bobinas, que têm de ser dispostas dentro de um gerador com um grande diâmetro. Isto implica que o rotor no seu interior seja também maior, tornando o seu movimento mais difícil devido à inércia. Alternativamente, o gerador da Exro distribui as bobinas entre vários geradores de pequeno diâmetro ao longo do comprimento do eixo. A redução dos diâmetros torna mais fácil a mudança de velocidades de rotação. Assim, são ligados apenas os “subgeradores” adequados à velocidade do vento.

Sem comentários:

Enviar um comentário