28/07/2009

Eólica inspirada nas turbinas de aviões reduz custos de produção para metade


A FloDesign desenvolveu um protótipo de turbina eólica com capacidade para dirigir e acelerar a velocidade do vento através de uma estrutura semelhante a um motor a jacto, o que permite aumentar a sua geração eléctrica e reduzir os custos de produção em 50%.

O novo desenho gera a mesma potência que uma turbina convencional com o dobro do diâmetro, para além de permitir um maior número de unidades num espaço útil mais reduzido.

A parte da frente da turbina assemelha-se à tomada de ar de um motor a jacto. Quando o ar se aproxima da estrutura encontra uma série de lâminas fixas que a encaminham para o seu interior. O vento é então direccionado para outro conjunto de lâminas móveis, o rotor, que converte a sua força em energia mecânica. O invólucro da turbina está desenhado de modo a guiar o ar à saída para uma zona logo atrás dos rotores, criando uma área de baixa pressão que “puxa” mais ar através deles.

A ideia de revestir turbinas eólicas não é recente. No entanto, não foi até ao momento concretizada devido às grandes dimensões dos aerogeradores propostos e ao facto de eles não permitirem suficiente margem de alinhamento em relação à direcção do vento, apenas 3 ou 4º. O novo desenho pode ser aplicado em turbinas mais pequenas e amplia a margem útil de alinhamento para 15 a 20º.

O conceito da turbina permite superar algumas limitações dos aerogeradores típicos nos quais quase metade do ar é forçado a contornar as suas lâminas em vez de passar através delas. Os aerogeradores convencionais capturam um máximo de 59,3% de toda a energia do vento, um valor conhecido como limite de Betz.

A empresa construiu já um pequeno protótipo para testes em túneis de vento. Quer agora desenvolver uma turbina de 10 KW passível de aplicar em condições reais e que deverá estar terminada no final de 2009 ou no início de 2010.

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